A segunda
proposta da disciplina consiste na criação de uma ilustração com base na
tipografia que “De nada serviria utilizar
uma tipografia esteticamente espetacular se a mensagem que se pretende
transmitir não chega ao recetor objetivo.” [1]Foi-nos
pedida a escolha de um artigo cientifico para ilustrar. Após alguma pesquisa
encontramos um artigo intitulado “Gatos
têm cinco personalidades distintas, mostra estudo” e achamos que seria
interessante trabalhar este tema.
Começamos
por esboçar o que viria a ser a nossa composição final, após algumas ideias
chegamos à conclusão que queríamos retratar e distinguir cada uma das
personalidades, desenhando 5 gatos diferentes. Cada um destes gatos tem uma
postura diferente de acordo com a característica atribuída. Quanto ao texto
utilizado, selecionamos o que consideramos mais importante, ou seja, a maior
parte dos gatos tem a justificação da sua personalidade. As 5 personalidades
referidas são: Dominante, Espontâneo, Afável e Nervoso. Decidimos ordená-los
desta maneira, para fazer uma espécie de escala, sendo que o dominante, tem a
personalidade mais forte e assim aparece em primeiro lugar.
Quanto à tipografia, selecionamos
diferentes tipos para cada um dos gatos. Quanto ao Dominante, que aparece em
primeiro lugar (da equerda para a direita), utilizamos a fonte Franklin Gothic Heavy. Recorremos a
esta fonte, pois é forte e destaca-se dos restantes. Isto afirma o carácter
dominante desta figura. No segundo gato, aplicamos as fontes Agency FB e Eras Bold ITC. Estas têm linhas simples, leves, flutuantes, pois
consideramos que se adequa ao estado de espírito espontâneo deste ser. Segoe Script foi a tipografia
selecionada para o extrovertido, pois tem um cariz flutuante que acompanha o
movimento do gato em questão. No gato afável as tipografias: HP Simplified, Corbel, Calibri, Birch Std,
Aparajita, Century Gothic, Agency FB, Haettenschweiler, Bookman Old Style, Tw
Cen MT Condensed, Arial, Myriad Pro foram usadas para preencher o interior
do gato. A palavra Afáveis tem um tipografia mais intensa e carregada para
destacar a personalidade deste. As tipografias OCR A Extended, Myriad Pro, presentes no gato Nervoso, servem para
realçar a personalidade do gato.
O tamanho da
tipografia foi outro aspeto a ter em conta. A tipografia com o tamanho mais
pequeno sugere que não é a parte mais importante a reter de toda a composição,
por outro lado, a tipografia com o tamanho maior foi utilizada nas partes e
palavras que, no nosso ponto de vista, se deveriam distinguir das restantes.
Existem duas
versões do nosso trabalho final, que se distinguem pelas escalas de cor
utilizadas.
A primeira versão, baseia-se numa escala de pretos,
sendo que começamos com o preto no gato dominante para afirmar a sua
personalidade. As seguintes figuras vão ficando mais claras, até que o último,
o Nervoso, surge com a cor mais clara de todos, visto que é o que tem a
personalidade mais fraca. Outro promenor em termos de cor é o contorno
utilizado, à volta das letras, que desenham a sua figura, que transmite a
sensação de que o gato está com o pêlo arrepiado reforçando de novo a sua
personalidade.
Na segunda
versão, decidimos tentar aproximar as cores das figuras com as cores de gatos
reais. Nesta composição, tal como na anterior, o gato dominante é o que tem a
cor mais forte e o gato nervoso, tem novamente a cor mais clara.
Por
fim, decidimos atribuir a cada gato uma postura diferente. A primeira figura,
tem um coportamento assertivo e dominante. A seguinte mostra um comportamento
mais rebelde em relação aos outros. O terceiro dá-nos uma sensação de movimento
e divertimento. O penúltimo tem uma atitude mais amigável e simpática. O quinto
está numa posição solitária, distante.
“O importante é que todos os elementos
estejam em harmonia para que a mensagem possa ser passada de forma clara, com
um visual agradável e dessa forma poder alcançar o objetivo que foi planeado no
projeto gráfico”[2]
[1]
“Tipografia e Diagramação”, in Curso
Prático de Desenho Gráfico por Computador. Edições Genesis, 1992, pp. 24-93
[2]
Funk, Suzana; dos Santos, Ana Paula, A
importância da tipografia na história e na comunicação, pág.125- 129, Actas de
Diseño Nº5 [ISSN: 1850-2032], Ano III, Vol. 5, março 2008; 259 páginas; Buenos
Aires, Argentina: III Encuentro Latinoamericano de Diseño “Diseño en Palermo”
Comunicaciones Académicas; Disponível em
http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/publicacionesdc/archivos/1_libro.pdf
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